segunda-feira, 22 de março de 2010

ACNES E ESPINHAS

Olá MINHAS queridas flores do meu jardim!!!

Estamos aqui novamente para lhe dar dicas sobre sua saúde.

Hoje viemos com um tema que foi pedido por leiroras: Acnes e espinhas, enfim.. aquelas coisas que deixam geralmente nosso rosto ‘’um sucesso’’! Hehehehehe
Quem nunca teve cravo ou espinha?

Bom, pelo menos o ‘destaque do mês’ (que geralmente é bem na testa ou na ponta do nariz) eu tenho todo santo meszinho! #fatão
Pricipalmente naqueles dias...






Primeiramente, o que é acne? Dermatologia.com lhe responde(comercial hishaishais):
A acne é uma doença inflamatória da glândula sebácea e do folículo do pêlo. O aumento da produção de sebo pela glândula sebácea acaba obstruindo seu canal de saída de secreção, então forma-se o cravo (pode ser um ponto branco ou enegrecido). O local onde aparece o cravo pode ser contaminado por bactérias, ocorrerá inflamação do local e aparece a espinha. O processo pode agravar e termos aparecimento de nódulos e cistos que produzem pus e sangramento.
A imagem a baixo lhe mostra tudo o que ele disse!




O que causa a acne pode ser devido a predisposição genética (se alguém da família teve/tem; a gente já nasce com tendência a ter também);retenção do sebo crescimento de bactérias que são habitantes normais da pele, mas que proliferam muito nos pontos onde há espinha, reação inflamatória e imunológica; e a influencia hormonal na puberdade acaba desencadeando esse processo.

Perguntas e Respostas: Tire suas Duvidas!

»»No período antes da menstruação é normal aparecer espinhas?
As variações hormonais que ocorrem no período pré menstrual estimulam a glândula sebácea. O aumento da secreção sebácea favorece o aparecimento da acne.

»»Sempre pioram as espinhas antes das provas no colégio/faculdade. Existe alguma relação?
Sim . O estresse influencia na fisiologia do organismo. Períodos de estresse, nervosismo ou ansiedade podem piora a acne.

»»Usar limão ajuda a secar a espinha?
Não. Não se deve aplicar limão, nem outras plantas na pele. Porque elas podem levar a graves queimaduras principalmente se ocorrer exposição solar.

»»Por que não se deve espremer a espinha?
Manipular as lesões pode piorar o processo inflamatório, aumentar a flora bacteriana, favorecer o aparecimento de cicatrizes e manchas na pele.

»»Como tratar a acne?
Temos vários graus de acne que estão relacionados à gravidade do caso. Por isso o tratamento correto deve ser escolhido após detalhada avaliação do quadro. O tratamento sempre exigirá paciência e disciplina. Pode ser feito em casa, com sabonetes para limpeza, loções ou géis tópicos (de uso local) para uso diário, nos casos mais leves. Às vezes é necessário uso de remédios sistêmicos (comprimidos) como antibióticos e/ou derivados da vitamina A ( isotretinoína). Também podemos indicar limpeza de pele ou esfoliações químicas ("peeling") para complementar o tratamento. Nas mulheres adultas, ás vezes é necessário o uso de hormônios, por exemplo, as pílulas anticoncepcionais.

»»Qual a diferença entre espinha e acne?
Acne é o nome da doença, espinha é uma das lesões que podem fazer parte do quadro clínico da acne – aquela lesão representada por uma pequena elevação avermelhada e com ponto amarelado (pus) no centro.


»»Por que algumas pessoas têm espinhas e outras não?
Existe uma predisposição genética, mas acredita-se que praticamente 90% dos adolescentes tenham acne em algum grau. A diferença está na gravidade que é dependente da resposta inflamatória e imunológica de cada pessoa.


»»Como prevenir o surgimento de espinhas?
É importante iniciar o
tratamento o mais precocemente possível, quando aparecem os primeiros cravos, independente da idade (pode ser aos 9, 10 anos) e nunca mexer, espremer os cravos ou espinhas. São raras às vezes em que, apesar de todos os cuidados, as espinhas surgem, ou seja, não se consegue prevenir e isso está relacionado à própria gravidade, evolução da doença. Nessa pessoas, há necessidade de intensificar o tratamento para evitar as cicatrizes, as marcas da acne.


»»O que fazer quando o rosto fica marcado com "buracos" por causa da espinha?
As cicatrizes da acne são de tratamento difícil. Em geral, há necessidade de usar produtos a base de ácido retinóico para preparar a pele e depois associar vários tipos de procedimentos como: dermabrasão (lixamento da pele), retirada cirúrgica, subcisão (levantamento dos pontos deprimidos), pequenos enxertos de pele, peelings químicos, laser etc.

»»Qual a diferença entre comedões, pápulas e nódulos?
Comedões são os cravos, brancos ou enegrecidos – em geral são as lesões inicias da acne; pápulas são a espinhas – pequenas elevações avermelhadas com ou sem ponto de pus; nódulos são elevações maiores, mais endurecidas, mais profundas e também avermelhadas.

»»Por que a maioria das pessoas tem cravos no rosto?
Porque na adolescência começa a produção de hormônios e alguns deles, os masculinos, como a testosterona que é produzida nos homens e nas mulheres (em menor quantidade) estimula as glândulas sebáceas presentes na pele que produzem o sebo, que tem função de lubrificar e proteger a pele. Nas pessoas com predisposição genética, a produção de sebo é mais exagerada e aí a pele começa a ficar mais oleosa e podem surgir os cravos. O cravo representa um acúmulo de sebo, queratina (proteína produzida pela pele) e bactérias dentro dos poros que estão com a sua abertura obstruída.


MITOS

Dieta
A acne não é causada por alimentos. Muitas pessoas crêem que a ingestão de alguns alimentos piora a acne, principalmente chocolate e alimentos gordurosos, mas não há comprovação científica para este fato. Todavia, há opiniões diferentes quanto a importância da dieta no controle da acne. Por isso, recomenda-se evitar somente aqueles alimentos que claramente pioram as lesões, como alimentos gordurosos. Contudo, a dieta nunca eliminará a acne completamente, nem será problema se um tratamento correto estiver sendo feito.

Higiene
A acne não é causada por higiene inadequada da pele, como algumas pessoas acreditam. Somente lavar a pele não melhora nem previne as lesões. Pelo contrário, a prática de medidas agressivas de limpeza da pele pode provocar a piora das lesões. Portanto, lavar a pele gentilmente, com água e um sabão suave, 2 vezes ao dia, parece ser o suficiente.

Sol
O bronzeado da pele pode mascarar as lesões da acne, mas este benefício é temporário. Apesar de parecer ter um efeito cicatrizante, o sol tem participação extremamente significativa como causa de envelhecimento e
câncer da pele. Portanto, recomenda-se sempre em todas as ocasiões medidas de proteção solar, dando preferência a filtros apropriados para pele com acne, como aqueles em gel ou loção "oil free", que são são óleo e deixam a pele com um aspecto mais seco.
Por fim, existem muitos outros fatores que muitas pessoas acreditam piorar a acne. A maioria não passa de mito. O certo é que, uma vez instituído o tratamento adequado, eles não terão mais nenhum impacto significativo sobre a acne.


**Solução básica para aqueles momentos que elas não deveriam surgir:
Use os secativos em gel ou em bastão cremoso. Eles são formulados à base de enxofre a ácido salicílico, ativos que eliminam as bactérias, reduzem o inchaço e ardor locais e aceleram a renovação da pele ferida. Mas atenção: eles só funcionam para espinhas isoladas – se elas aparecem em grupos, há sintomas de acne e esta só deve ser tratada a partir de
orientação médica.
Uma solução é: como apertar a danada não é uma opção, compressas quentes de chá de camomila – feitas à noite – aceleram o rompimento natural ao mesmo tempo que acalcam a pele.




Modo de Uso Geral:Aplique uma fina camada do produto somente sobre a acne. Comece aplicando uma vez ao dia e gradualmente aumente a freqüência, de acordo com a necessidade, para duas ou três vezes ao dia. Se o ressecamento ou descamação ocorrerem, reduza a aplicação para uma vez ao dia ou dias alternados.



Flores, hai foi algumas dicas, curiosidades sobre acnes e espinhas.

RECAPILULANDO:

*Lave seu rosto por volta de duas vezes ao dia com sabonote neuto;

*Não esprema, mexa, cutuque as benditas.

*Use sempre filtro solar.

*Procure um médico caso você perceba que está muito exagerado. Cada caso é um caso!

Minhas queridas, quem é que nunca teve uma BIÔNICA? Quer dizer , uma(s) ESPINHA( s)?
Todo mundo diz que isso é normal e que você não deve se preocupar por que isso é fase! “ Fase???? Eu quero pular essa fase “ – pensa você!
Infelizmente,as espinhas às vezes pode se tornar constrangedora e perturbadora, pois por mais que façamos descaso com elas , Nós mulheres , principalmente, temos vaidade e odiamos ter qualquer coisa que interfira na nossa auto estima.( Nos homens acontecem o mesmo )
Assim como maioria da população já sofri com esse mal e tinha minhas dúvidas em relação aos malefícios que elas poderiam me causar e como me cuidar.
Esperamos que essa matéria tenha ajudado vocês e tirado suas dúvidas (por que até a gente tirou muitas!)

Muitos Beijinhos pro meu jardim (com rosas e cravos) e até o proximos post! Gess ♥

Para finalizar minhas MARAVILINDAS “ Vocês sempre serão purpurinadas , independente de espinhas ou não ... por que o valor, amores, vem de dentro;) “
Grande beeeijo( UUUUU AVC PARA TODOS \o/ /o/) Riso ♥

Nos diga o que você achou. COMENTE!

Nos diga sobre o que você quer saber. Mande um email para <undernurse@hotmail.com> dizendo que assunto você quer que a gente fale aqui e/ou mande sua perguntar sobre sua saúde. Faremos de tudo pra lhe ajudar; porque aqui, as calcinhas comandam!
UnderNurse: Nós cuidamos de você!

Fonte:

- http://www.dermatologia.com.br/20020103.php#4

-
http://lucianaweb.com/blog/beleza-e-saude/11-perguntas-e-respostas-sobre-acne-cravos-e-espinhas/

-
http://lucianaweb.com/blog/beleza-e-saude/quebrando-alguns-mitos/


4 comentários:

  1. Espinha é um SACO! e é muito verdade que quase todo mundo é vítima dessas desgraçadas, metidas e inxigiridas. ¬¬' #morteasespinharightnow!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'xD

    A Gesi sempre arrasando! Minha flor de laranjeira, Parabéns dude. ^^ ( flor de laranjeira '-', da onde eu tirei essa? oO' Enfim....xD' kkkkkkkkk') O post ficou muito bom, super bem informativo. Parabéns mesmo. (:

    Bem, eu vou ficando por aqui, beijos e até a próxima.ô/ X.O.X.O Fui... Manu out!

    ResponderExcluir
  2. nossa espinha e a TREVA.
    não tenho muita, mais elas so chagam
    nas piores horas.brincadeira pow

    ResponderExcluir
  3. aia, eu nao tenho espinhas, mais quando me aparecem eu fiko louca, e espremo e se agrava,,

    ResponderExcluir