segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vai uma picadinhaí ??

(Olha que fofinhoooo na fotoooo, ele nen chora.... hsiahsiahsiahsiahs)
VACINAS

Olá minhas lindas flores queridas!!!

Hoje viemos trazer um assunto muito importante e que vem sendo abordado muito na mídia ultimamente: a VACINAÇÃO.
Espero que quem ainda não se vacinou contra a gripe H1N1, aproveite a oportunidade e se vacine! Ainda há tempo!


Bem, o que é vacina?

Voltando as minhas aulas de imunologia da faculdade eu vou falar da forma mais fácil que encontrei: Bom, o nosso sistema imunológica, que é o nosso sistema de defesa contra doenças, ele tem, digamos assim, uns marcadores. Quando nós pegamos uma gripe, por exemplo, o nosso sistema imonologico luta contra, porém ele deixa esse marcador com ele pra ele nunca mais pegar essa doença, ele memoriza a informação. Ai quando você tiver contato com esse mesmo vírus ou bactéria ele já faz seu mecanismo de defesa explusando o invasor.

Meu jadim pergunta: Então porque nos pegamos mais de uma (diz-se MUITAS) gripes durante nossa vida inteira?
Eu respondo: Existem muitos tipos de vírus que causam gripe. Eu não vou lhe da certeza, uma vez eu li (eu tentei encontrar o lugar onde li mais não encontrei) que existem mais de 5 Mil tipos de vírus que causam gripe. Então para nosso consolo, podemos pegar gripes muitas vezes! Hehehhehe

Portanto, a vacinação atua sensibilizando o nosso sistema imunológico, ajuda o sistema imunológico a estabelecer meios de defesa contra esses microorganismos prevenindo o surgimento de doenças causadas por vírus e bactérias específicas.

Dessa forma, quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápida e eficazmente para prevenir a infecção.

Em outras palavras, vacina é apenas cargas pequenas ou enfraquecidas dos causadores dessas doenças deixando o sistema de defesa do nosso corpo já preparado no caso de um contato mais intenso da doença. Você já deixa os soldados do seu corpo todos prontos e mostra pra eles as táticas para combater o inimigo e quando esse inimigo vem, já era!! Ok, péssima analogia... mas enfim.

As vacinas são preparadas de acordo com diversos procedimentos. Algumas são fabricadas a partir de microorganismos mortos (por exemplo, a vacina contra a poliomielite ou contra a gripe). Outras contêm organismos vivos enfraquecidos (por exemplo, as vacinas que protegem contra o sarampo, caxumba e a rubéola), que estimulam uma reação imunológica sem causar enfermidade na pessoa. Algumas das vacinas mais recentes, como a vacina contra o Haemophilus influenzae do tipo b e a vacina acelular da coqueluche, são preparadas a partir de partes ínfimas, não infecciosas, de bactérias ou vírus.




De acordo com o site da WHO (World Health Organization), a vacina do vírus H1N1, na qual está tendo a campanha de vacinção aqui no Brasil, contém o vírus inativado ou morto.

Este mês de abril até maio, como todos já sabem, esta ocorrendo uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Quem ainda não se vacinou, ainda há tempo! Procure os postos de vacinação da sua cidade e faça sua parte contra o vírus H1N1! Aproveite a oportunidade! Abaixo se encontra o calendario campanha quem nao precisa vacinar, lembra as pessoas da sua casa, seus amigos...

Além da vacina pequenas, atidudes como lavar as mãos corretamente e com freqüência ou toda vez que você tossir ou espirrar. Ja ajudam muito na prevenção!!!

Nháááá Queridas!
Depois dessa aula com a nossa querida UnderNurse Gess , eu me sinto constrangida em dizer algo # fato!
Enfim, o que eu acho super chato na questão da vacinação é levar uma picada (Huuuuum , vamos mudar isso) kkkkkkkk,brincadeira... Então queridas, isso que a acabei de dizer pode parecer algo sem nexo, mas a realidade é essa, infelizmente muitas pessoas não se previnem tomando as vacinas necessárias. Isso acarreta somente em coisas maléficas, como por exemplo a não prevenção do vírus H1N1, ele já matou tanta gente pelo mundo, agora que tem uma forma de nos imunizarmos ficamos parados, com aquela mentalidade boba de que isso não vai fazer falta alguma, por favor né?!

Portanto, vamos fazer algo que realmente irá nos fazer bem ! LEVANTE, IRMÃ(O), DESSE SOFÁ, SAIA DO ORKUT, FACEBOOK, TWITTER, FOTOLOG (ai cansei)... dê valor aquilo de mais precioso que você tem... SUA SAÚDE! ( lembrando que esse TOQUE vale para todas as vacinações!)

Esperamos que tenhamos acrescentado de alguma forma e esclarecido duvidas, caso voce tenha alguma pergunta se sinta a vontade: você está em casa!!! E *pelamordamaricleide* matenha seu cartão de vacinação em dia!!! Você pode fazer isso em qualquer posto de saúde. Nosso SUS tem funcionado bem sobre isso!


BIG BEIJOS LINDAS!
Beijinhos em meu jardim!!!
com carinho,
Gess e Riso


Nos diga o que você achou. COMENTE!
Nos diga sobre o que você quer saber. Mande um email para <
undernurse@hotmail.com> dizendo que assunto você quer que a gente fale aqui e/ou mande sua perguntar sobre sua saúde. Faremos de tudo pra lhe ajudar; porque aqui, as calcinhas comandam!
UnderNurse: Nós cuidamos de você!

Fonte:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=137&pagina=dspDetalheCampanha&co_seq_campanha=3724
http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/site/conteudo/index.asp
http://www.vacinavoce.com.br/vacunausted/front/index.jsp?codeRubrique=8&lang=PT
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?221
http://www.who.int/csr/disease/swineflu/frequently_asked_questions/vaccine_preparedness/use/en/index.html
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?697

3 comentários:

  1. Ui Ui qm qr levar uma pikadinhaaa auohahaoiaoahaoha

    então vou me vacinar logoo antes q eu pegue akele dia de fila absurdaa hahahahhaa

    E vamos dah valor a nossa saude mesmo pessoas nada de bundinha colada o dia inteiro no pc( digo a mim mesma isso tdos os dias hahahahh )

    Essa semana to oindo no posto tomar uma pikadinha sexy kkkkkkkkkkkk

    adorei meninas super Atuaal brother
    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. eo ri da pikadinha meom, rsrsrsrs

    Eu não preciso dessa vicina [/alivio, rsrsrs

    Mais podeixar que vou empurrar meus pais e irmã pra fila !! =D

    E eo Amei esse post de saúde, ficou mega tree =DD
    vlw
    beijo'kas

    ResponderExcluir
  3. Kraca véio!! Tenho que me vacinar!!
    Fui!

    ResponderExcluir