sábado, 3 de abril de 2010

Rapel Baby. xD

Opa! Boa madrugada pra todos o/. Manu na área. Nem preciso dizer o que eu vim falar aqui certo, todo mundo já está cansado de saber que essa coluna de Esportes é minha e a Katu. (: Mas antes de tudo, É PASCOA RAPAZIADA!!! CHOCOLATE! OVOS!!! E MAIS CHOCOLATE! [olhinhos brilhando] haushaushaushuas’ Cara, fala sério, tem festa mais gostosa do que a Páscoa? É, eu sei que todo mundo respondeu que não. xD

Ok! Vamos ao que interessa, quem neste recinto gosta de esportes radicais? *Ah dudes, vocês estão muito previsíveis* é eu também amo esportes radicais, hoje eu vou falar de Rapel, alguém ai já praticou ou pratica o Rapel? Eu nunca nem desci do escorregador #mentira,xD mas um dia ninguém me segura! Bom, só a corda, é claro.’-‘ Enfim, Let's start! o/



Rapel, em francês: significa trazer e recuperar, é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações. O termo, Rapel, veio da explicação do "criador", Jean Charlet-Stranton:"Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim...", ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada, descida de uma montanha ou pico.




História

A técnica do Rapel foi "inventada" em 1879 pelo nosso querido já comentado antes Jean Charlet-Stranton com a ajuda de seus companheiros Prosper Payot e Frederic Folliguet durante a conquista do Petit Dru, um paredão de rocha coberta de gelo e neve, perto de Chamonix, na França. Por ser uma atividade de risco, eles viram-se obrigados a trocar suas cordas de algodão, que não duravam muito tempo e se rompiam com facilidade, por equipamentos especializados e de maior resistência. O Rapel foi se tornando uma forma de atividade praticada nos fins de semana, à medida que as explorações e técnicas foram se popularizando, surgiram novas modalidades. Os rapeleiros, como são chamados os praticantes, descem grutas, cachoeiras e até prédios utilizando um material que garante a segurança e o sucesso da descida. Durante o trajeto, é possível realizar algumas manobras na cadeirinha, como balançar e até ficar de cabeça para baixo.

Onde praticar?

O Rapel pode ser praticado em qualquer local, desde que ofereça a segurança necessária e, esteja de acordo com o seu nível de habilidade. É fundamental não ultrapassar seus limites e respeitar os da natureza. Por se tratar de um esporte com risco, a checagem dos equipamentos e a boa qualidade dos mesmos, são indispensáveis para manter a sua segurança. A escolha de um bom instrutor, experiente e com conhecimento do local também é essencial.

Os equipamentos:

Tem de ter qualidade e apresentarem um bom estado de conservação. Aqui vão alguns para vocês.

Mosquetões de aço: Usados na ancoragem da corda em que é feita a descida. Os de aço são os mais recomendados por terem uma resistência e durabilidade maior.

Cordas: Usadas para fazer a descida. Dê preferência deve ser de material muito resistente, como o Nylon e o Polipropileno.



Capacete: Indispensável em qualquer atividade radical. *fato!*



Freios: De aço ou alumínio. Usado para torcer a corda, aumentando o atrito e assim, reduzindo a velocidade na hora da prática do esporte. Peça que lhe dá o controle na descida.



Luvas: Servem para proteger a mão do praticante contra queimaduras ao haver fricção com a corda.

Cadeirinha: Uma espécie de "cinta" que envolve as pernas e os quadris do indivíduo.



Nossa! 3:30 da madrugada #tenso, bem pelo menos minha missão está cumprida por agora, post novinho que eu dedicado a minha Baterista Winchester Fave ( Mandy Martiins *-* ) ela quem me sugeriu Rapel como tema. Minha mente tava com um ligeiro bloqueio sobre o que falar. xD’ [ obrigada dude. ] So...Vou ficando por aqui meus amores, sábado que vem a Katu vem dá um alô pra vcs. Smiles, Hugs and Kisses. See ya next time! Manu off. (:


Fontes:

http://oradical.uol.com.br/rapel/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapel

Um comentário:

  1. Sempre quiz fazer um rapel!!! Aqui em SP tem vários lugares, o mais radical é em brotas!! Um dia eu consigo e agora com estas dicas vc chegar botando banca maneeee!!
    hasudhusdh
    Beijos adorei tooo much

    ResponderExcluir