domingo, 30 de maio de 2010

Domingo com Raphinha

Hello xuxus da minha incrível horta :D ess semana nós temos o que? O que? Feriadão õ/ aêaê
E hoje é domingão, dia de churrascão com os amigão hsuahushaush e também é dia de entrevista *-*
Nossa entrevistada de hoje é a Raphaela, nós a chamamos de Raphinha, ela tem 17 aninhos e é autora e beta. Eu conheci ela por um site de fics, sou fã das fics dela e adoro ela mucho como amiga, nossa, ela já me salvou de varias duvidas, se não fosse ela acho que eu nem teria passado no teste para betas :p

A Raphinha escreve as fics: Eu Quero Você Pra Sempre, Paradise, Sin Resisir La Tentación, O Natal do Quarteto Fantástico e o Natal dos Meus Sonhos.
As duas ultimas são short fics. ;)

-Você é autora e beta, como você conheceu as fanfics?
Sim, sim. ( = Com muiiito muiiito orgulho!!
Eu realmente não me lembro exatamente como eu conheci o mundo das fanfics. Eu tenho a memória muito fraca. Na verdade, acho que eu estava procurando no Google Bella e Edward e acabou aparecendo o FFTTe o Twilight Brasil (FanFicTwilightTeam e TwilightBrasil são sites de fanfics ;D). Eu lembro que a primeira fic que eu li foi Bella Problema x Edward Solução da Lunah.
Depois que eu descobri, eu me apaixonei de um jeito tão incondicional, que só quem pertence a esse mundo sabe do que eu estou falando.

É Raphinha, esse mundo é incrível, as fics são incríveis, não tem como ficar sem acompanhar *-*

- Quando você decidiu escrever fics e ser beta?
Eu nunca pensei realmente em escrever fics, por que eu nunca me achei competente pra isso. Só que aí, eu comecei a escrever a minha primeira fic, Eu Quero Você Pra Sempre. Eu estava passando por uma fase chata e dificil na minha vida e num dia que eu não tinha nada o que fazer nas minhas ferias de julho de 2009, comecei a escrever. No começo, os capítulos são curtinhos, por que eu nem sabia realmente o que eu estava fazendo. Eu só queria escrever sobre algo e foi fluindo. Escrever foi um modo de me libertar, de escrever tudo que eu sentia. Eu nunca pensei em postar em nenhum site, era uma coisa muito intima minha, que eu fazia por diversão, descontração, para me sentir bem...
Então eu pensei em postar por que eu queria saber como as pessoas se sentiriam lendo a minha história.
Quanto a ser beta, eu sempre quis. Desde os meus 11 anos que eu mexo com HTML então eu tenho uma afinidade muito grande com esse mundo. E eu sempre quis fazer parte de um site grande, ou como webposter, parte da staff, qualquer coisa. Quando eu vi as inscrições pra beta no FFTT eu fiz e passei. Fiquei trifeliz!!! ( = Ser beta é a reunião de tudo que eu gosto: ler histórias, conhecer novas pessoas e deixa-las de um modo agradável para a leitura.
Além de ser beta no FFTT, eu posto fics das minhas amigas no Twilight Brasi.

- Quando você começa a escrever já tem em mente o final da historia ou ela vai se desenvolvendo?
Quando eu comecei a escrever Eu Quero Você Para Sempre eu não sabia como eu terminaria a fic nem qual destino eu daria aos personagens, a fic foi fluindo e eu fui escrevendo. Agora na fic Sin Resistir La Tentación, eu montei um projeto todo de como pelo menos eu queria que as coisas acontecessem. Fica mais fácil quando você tem no que se guiar.
Quando eu mostrei pra Gabi, ela foi me ajudando a moldá-la, então eu percebi que eu precisava dela comigo nessa história.
Daí eu convidei-a para participar dessa comigo.

- Você prefere escrever as fics sozinha ou junto de outras pessoas?
Nuss, eu nunca tinha tido a experiência de escrever com alguém.
Eu não tenho preferência na verdade. Tem algumas fics que realmente são só pra você né?
Que se tem um carinho especial, que você já pensou em tudo, que é o seu "baby". E tem umas que surgiram com a ajuda de pessoas especiais.
Quando você compartilha ideias com outra pessoa, você acaba aprendendo e ensinando. Quando você escreve sozinha, tem a vantagem de escrever como quer, colocar as ideias como deseja.
Eu já tive a experiência de escrever sozinha e junto. *.* E devo dizer que foram duas experiências maravilhosas, que contribuíram MUITO para o meu desenvolvimento.
Eu comecei a escrever fics em conjunto com a Key! Eu entrei na tag, perguntei:
"Eu estou atrás de alguém pra escrever uma fic comigo, no qual o tema central seja baseado na expressão Carpe Diem. Alguém está a fim?"
Ae ela já toda empolgada veio falar comigo, me add no msn e tal... Hoje eu escrevo Paradise com ela e com a ajuda da Renatinha.

- Além da saga crepúsculo você tira de outros lugares ideias?
Eu tiro ideias das minhas próprias experiências. *vergonha*
Em Eu Quero Você Para Sempre, por exemplo, a Bella e a Julia tem muito de mim.
Exemplo? A fobia dentro de elevadores. hahahaha
Parece loucura, mais eu realmente fico apavorada.
As loucuras da Julia e a insistência em fazer com que as pessoas que estão ao seu lado estejam bem.
Pego também características de pessoas que eu gosto ou então
que eu gostaria que tivesse. É uma mistura muito grande de emoções.

- Você acha que o quê a autora esta sentindo interfere na escrita?
Totalmente. Se você está bem, com certeza escreverá um texto bom, alegre.
Se você já não está tão bem assim, o texto poderá sair mais triste.
Porém, sempre tem pessoas que tem as emoções trocadas né? Está triste e escreve coisas felizes e está feliz e escreve coisas tristes...
Varia muito do estado emocional em que você se encontra. Mas o que conta, é que você escreva tudo com carinho.

- O que você acha de bom e ruim em ser beta?
HAHAHAHAA' Eu AMO ser beta! Por quê?! É uma coisa que eu sempre quis!!!
Eu posso ler os capítulos das fics mais esperadas antes de todo mundo, deixo a fic com um charme e a cara da autora! *.* Sério, não é gostoso entrar para ler e ver que tem um texto todo arrumadinho?! hauehauheuah Acho que é porque eu sou um pouco chata com isso. Por exemplo, quando dá algum erro no arquivo da fic, eu já cheguei a chorar de raiva e frustração, porque eu sei o quanto para uma autora é importante ver que o seu texto está sendo bem cuidado. Eu faço realmente com um carinho enorme.
A parte chata, eu tenho que falar, é corrigir alguns textos que vem com MUIIIITOS erros!
Alguns não tem como você arrumar, por que você teria que reescrever o capitulo inteiro!
Geralmente, eu tento dar dicas pra essas autoras, por que ela melhora a escrita e facilita o trabalho.
Posso confessar outra coisinha? Eu detesto fics interativas!! ahueahuehuaheuahue E beta-las então?!
Aaaaaiim! Porem, eu faço!

Nossa, falou a parte chata de betar que eu também acho :p fic com muuuito erro e interativa é osso de betar, mas a gente beta né :D hsuahushausha

- Raphinha eu sou sua fã, amo sua fics *-* (to doida pra voltar a ter net e voltar a lê-las) Então o que você acha de ter fãs? E dos comentários?
Cara, eu acho uma loucura total sabia?!
Eu fico realmente sem palavras pra descrever o que eu sinto quando várias meninas me deixam comentários falando que são minhas fãs :O Como assim?! Fãs?! Gente, eu nem escrevo grandes coisas!!!
E mesmo assim eu fico feliz, sabe aquele sentimento de dever cumprido?
Por que pra escrever uma fic, você tem que agradar primeiramente a si mesmo, mas ver que a sua história agrada também a outras pessoas, nuss, é maravilhoso!!!
Os comentários são importantíssimos. E não só de elogio, mas também os que possuem críticas construtivas, por que pode te ajudar a ver onde errou e melhorar.
Os comentários são o combustível de qualquer autora!

- Já aconteceu o plagio com suas fics? Qual sua opinião sobre isso?
Eu costumava postar EQVPS em três sites: FFTT, Twilight Brasil e Nyah.
E assim, eu sou muito viciada em fics. Eu entrava todos os dias para ver como estava, se tinha comentários, duvidas dos leitores, ler as fics que eu gosto e etc.
E um desses dias que eu tentei acessar a minha conta no Nyah, eu não consegui.
Eu fiz outra conta e entrei em contato com staff do site perguntando o que tinha acontecido, já que eu tinha ido procurar a minha fic e não tinha encontrado. Eles falaram que a minha conta e a fic tinham sido deletadas por denuncia de plágio!! Cara, o meu mundo caiu na hora. Sabe o que é ficar sem reação, sem saber o que falar?! Me bateu um sentimento de perda tão grande.
Eu fiquei revoltada! "Como assim vocês deletam a minha conta por denuncia de plágio e não procuram saber se é realmente verdade?!"
Eu fiquei chateada por que tinham pessoas lá que acompanhavam a minha fic! Então elas tentam entrar em contato com a staff pra procurar saber o que aconteceu e tem como resposta: "A fic foi deletada por denuncia de plágio!"
Eu achei uma falta de respeito por parte dos administradores do site. Eu cheguei a fazer uma nova conta e comecei a postar a fic novamente, mas eu fiquei tão chateada, que deixei pra lá. Não descobri o que aconteceu e quer saber? Não importa mais!
O plágio é uma coisa tão insignificante, mas que abala com as estruturas de qualquer autor.
Eu apenas peço que se tenha criatividade para criar a sua história. Eu tenho certeza que sempre vai ter alguém que vai gostar do que você tem a contar!

- Você fez muitas amizades por conta das fics?
HAHAHA A pergunta mais gostosa de se responder!
Se eu fiz?! OBVIO! CLARO! hauehuaheua
Pessoal, não tem lugar melhor para se fazer amizade. Tira por vocês! Olha o tamanho do clube de vocês!!
Eu tenho o meu Quarteto Fantástico, que apesar da distância, me acompanha sempre.
Moramos em lugares diferentes, com idades diferentes, com pensamentos diferentes...
Aprendemos muito uma com as outras, compartilhamos ideias, segredos, conquistas, tristezas, alegrias...
Sabe quando aquela pessoa já faz parte da sua vida e nem mesmo a distância pode separar?
Uma tem um pouco de cada coisa, ensina um pouco, rir, zoa, faz chorar, reclama, pede desculpas, dá conselhos...
Eu não tenho realmente palavras pra descrever tudo que eu sinto pela Duuh, Key e Rê. É tão forte a ligação que eu tenho com elas, que quando eu não consigo falar pelo menos um Oi com qualquer umas delas, eu não fico bem.
Nos falamos todos os dias por email, msn, fora as ligações e SMS que rolam durante o dia. E assim, não são qualquer email não, são OS emails!
São coloridos, com musicas e recadinhos individuais! *.* Cada uma delas me fazem reviver um momento...
Eu posso citar uma coisinha que cada uma me ensinou??? Então, com a Duuh eu posso reviver meus 14 anos novamente. Ela é doce, carinhosa...o nosso porto seguro.
A Key é mais bagunceira de todas, adora um motivo pra ta rindo e zuando. Com ela eu aprendi a ser humilde, mais solidária. A Key tem um coração lindo.
Com a Rê, eu aprendi a acalmar meus sentimentos e não me estressar por coisas pequenas. Depois que eu aprendi isso, eu consegui ser uma pessoa bem mais feliz!
É muito intenso o sentimento, e quem falar que não tem como sentir isso através da Internet, ESTÁ MENTINDO!!
Tem sim!!! hauehauheuahuea
Fora o meu Quarteto Fantástico tem também a Gabi, que é very very especial na minha vida. A minha Anjinha é sem palavras!
Ela me ajuda, me deixa xingar e desabafar, se preocupa comigo!! hauehuaheuhauea
E agora que eu estou betando fics, eu gosto de conhecer muito as autoras, e estou tendo o prazer de conhecer pessoas muito muito legais.

- O que você acha sobre amizades a distancia?
GENTE EU ACHO UM MÁXIMO!!!
A Gabi falou que eu sou louca por estar falando isso, mas eu acho tão mais legal, por que parece que a saudade faz com que você se "aproxime" ainda mais da pessoa querida. Como você não pode vê-la diariamente, você vai fazer o máximo para tentar ficar bem e feliz ao lado dela. Dá um toque a mais na amizade. E eu acredito sim que você possa encontrar pessoas legais e bacanudas, que são de boa fé e que tem muito a lhe ensinar.

- Podemos ter uma palinha do q vai acontecer nos próximos capítulos?
huaheuhauehuahueahuea
Depende da fic. EQVPS está concluída. Paradise está uma loucura total, já que o Rob está começando a resistir ao encantos da Camila.
Vai vir muita loucura por ai!! hahaha' E Sin Resistir La Tentación... Auuntt!! A Bella vai tentar com todas as suas forças continuar resistindo ao
charme do Edward, mas eu acho que nao vai dar muito certo! kkkkk
Leiam e eu tenho certeza que vocês vão gostar!!!
*.*

- Que dica você gostaria de dar para as novas autoras? Para as velhas também né hauhusha
Aaaaaaaaaaaaaaaaahhhhh!
*duvida*
Meninas, quando vocês estão escrevendo uma fic, tentem manter o foco.
Eu já li fics que começaram muito boas e quando chegaram ao fim, a autora mudou o curso da historia totalmente, dando um final toxco. Eu sou muito critica quanto a isso, então tomem cuidado com as decisões. Escrever um texto bem é fundamental, é agradavel. Quando eu falo bem quero dizer, sem muitos erros gramaticais. Procurem ler muito para que tenha uma ajuda.
E escrevam! POR FAVOR escrevam!! Escrevam o que sente, escreva poemas, misture musica e poesia, mas escrevam!!

E agora um recadinho da nossa flor Raphinha:
Eu sei que talvez tenha ficado muito grande as minhas respostas kkkk
Sorry meninas!!
Eu queria mandar um beijo pra todas vocês do Under's Club, apesar de conhecer apenas algumas.
Agradecer a Flavinha que me convidou para participar dessa entrevista!! Serio, nem eu sabia que eu poderia falar tanto! Aaah siim, eu tbm tenho um blog *morrendodevergonha* Eu não tenho atualizado ele com freqüência,
mas lá vocês podem conhecer um pouco mais de mim e das minhas fics!! http://gliteryinthemirror.blogspot.com/
Quem quiser passar lá e mandar um auê, será sempre bem-vindo! ( ;
Muito obrigada pela oportunidade!!
Um beijo carinhoso da Raphinha
=*

Aaaaa nem ligo que suas respostas ficaram grandes, eu amei elas *-* amei saber mais sobre você e as fics. E muito obrigada por ter aceitado o convite. Twitter dela é @Raphilicious

Então é isso xuxuzetes, até a próxima õ/
Hasta la vista, baby ;D

5 comentários:

  1. Adoreiiiiiiiiiii conhecer mais dela fãincondicional* rsrs, muito bom mesmo.
    Adorei de paixão amores!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas!!
    Muito obrigada pela a oportunidade! (;
    Beijos pra todas! =*

    ResponderExcluir
  3. haaaaaa nunca entrei aki e quando entro acho entrevista com a beta!!!
    beta tu tá ficando famosa ein mulher!!! :D

    Ela merece, é uma ótima beta e tbm escritora.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada a vc Raphinha, por ter aceitado o convite.
    Ameei a entrevista *o*
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  5. Cade todo mundo??? Vocês não vão atualizar mais??? Aaaaaaaaa :(((((

    ResponderExcluir